Imagem capa - Fotografia Documental de Casamentos por Chocolatte Fotoarte
Fotografia de Casamento

Fotografia Documental de Casamentos

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE CASAMENTOS e

 A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DE FOTOS.




A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL  e o seu primo próximo FOTOJORNALISMO, são as formas mais difíceis de fotografia. Vou te contar porque é o mais difícil e também o motivo que escolhemos trabalhar com a FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE CASAMENTOS aqui na CHOCOLATTE FOTOARTE =)


Para entender melhor, vou falar rapidamente de outros modelos de fotografias mais utilizados atualmente:




TRADICIONAL - são aquelas fotos de poses clássicas em que o fotógrafo dá várias dicas até conseguir a foto perfeita. O casal é posicionado, olham para a câmera, dizem "x" e aguardam o clique do profissional. (ex: corte e brinde na mesa de doces; noiva sendo retirada do carro pelo noivo e ambos olhando para a foto; fotos posadas após a cerimonia com pais, padrinhos e pajens; etc.)





MODERNA - ou também chamada de contemporâneas, são aquelas fotos com balões, caretas, tapando os olhos, etc. São fotos muito mais descontraídas do que as tradicionais, porém, fotos posadas, com a direção e instrução do profissional de fotografia.





ARTÍSTICA - se assemelha muito à fotografia moderna, mas o que tem valor aqui é a criatividade do fotógrafo, além da iluminação (noivos se beijando e padrinhos fazendo cara de suspense; foto dos noivos com bolas de luzes por cima - que é chamado de dupla exposição; noivo jogando a noiva para trás para dar aquele beijo de cinema; noivo erguendo a noiva no colo e a noiva com os pés erguidos; casal de noivos abraçados e o véu da noiva jogado; etc).


DOCUMENTAL - o fotógrafo quase não interfere nos acontecimentos. As fotos acontecem de forma natural, sem pausas, sem poses, sem "x". Tudo acontece entre conversas dos convidados, durante a troca de olhares, o aperto de mão e até mesmo a lágrima que cai durante um silêncio. São momentos que o fotógrafo descobre no caminhar do evento, e para isso é importante estar bem atento a tudo que acontece durante a cerimonia e festa.


E é assim que somos! A Chocolatte Fotoarte tem dois loucos fotógrafos que arriscam tudo por momentos como eles são, sem a chance de errar ou de voltar a cena. 

Após a contratação do nosso serviço, quando a data do casamento está bem próxima, agendamos uma reunião final para entender cada detalhe, e conhecer todo o planejamento que o casal fez ao longo da organização do casamento. Colhemos todos os dados: quem são os pais e se estão vivos; quem são os avós; quem são os convidados mais importantes; horário; musicas; pajens e damas; dança; crença; estilo de vida; e por aí vai...

Extraímos o máximo de informações. 

Quando chega o dia do casamento, já nos tornamos amigos dos noivos. Conhecemos todos os detalhes e o casal confia no nosso trabalho, no nosso olhar, e relaxam totalmente, pois a fotografia não será motivo de preocupação ´para os noivos.


PÚBLICO ALVO - todo e qualquer tipo de casal, principalmente aqueles casais que não gostam de tirar fotos, querem curtir a festa do inicio ao fim,  mas querem os melhores registros de casamento.


OBJETIVO - o objetivo principal da FOTOGRAFIA DOCUMENTAL/ FOTOJORNALÍSTICA ou ainda FOTOGRAFIA ESPONTÂNEA, é captar os melhores abraços, os maiores sorrisos, as gargalhadas mais espontâneas, a lágrima de amor, o suspiro silencioso que ninguém viu. 

A fotografia documental retrata o olhar mais sincero que já se viu, o momento mais importante que muitas vezes, e posso garantir que por frações de segundos, a fotografia documental capta aquele momento único e o torna eterno.

Muito mais que fotos posadas, muito mais do que selfies profissionais, FOTOGRAFIA DOCUMENTAL é um estilo de vida! É herança! É o bem mais precioso para as futuras gerações, é mostrar daqui a 20, 30, 50 ou até mesmo 100 anos, como era a vida das pessoas naquela época.


PORQUE A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL É A FOTOGRAFIA MAIS DIFÍCIL PARA OS FOTÓGRAFOS?

R: o fotógrafo nunca sabe o que vai encontrar. 

Ao contrário das fotos tradicionais, modernas, autorais, onde o fotografo já tem um roteiro, ou uma sequência de fotos, na fotografia documental o fotógrafo precisa buscar a história, buscar a fotografia certa. Este profissional precisa ser muito observador e paciente, ele precisa encaixar a cena no momento certo e no clique certo. Ele tem que estar muito atento, concentrado e totalmente conectado com as pessoas durante o evento.


PORQUE ESCOLHEMOS TRABALHAR COM  A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL?

R: O Bruno e eu escolhemos trabalhar com a fotografia documental por entender que o natural é muito mais legal, é muito mais atrativo. A fotografia captada de forma natural e espontânea hipnotiza o expectador. Ela atrai olhares e pode fazer alguém olhar a imagem por horas e tentar entender tudo o que a foto transmite. Além desse estilo falar muito a nosso respeito, nós entendemos que o documental é muito mais confortável pois nem percebemos o fotógrafo ali.


E é sobre a FOTOGRAFIA DOCUMENTAL ou FOTOJORNALISMO, se preferir,  que vamos te apresentar agora!




Do making of até a lágrima de amor...








Tente sentir a emoção de uma FOTOGRAFIA DOCUMENTAL!

Entenda a leveza que estas imagens passam e como você conseguirá se imaginar presente nelas, como se este fosse o SEU grande dia.








Veja aqueles momentos mais inusitados dos seus convidados...








Ou dos seus pajens e daminhas...






Ou até mesmo do noivo!





Pesquise, busque, peça indicações, decida com calma a fotografia que vocês, noivos, mais se identificam.

Lembre-se: todos os itens que compõe o seu casamento, tais como vestido e traje do noivo, flores e decorações, penteado e  maquiagem além de detalhes como lenços, doces, local etc, só serão revividas por fotografias. Invista com carinho!


"_Da mesma forma que vocês escolhem o estilo de roupa para usar, qual musica ouvir, profissão ou religião a seguir, vocês também precisam escolher e entender os estilos de fotografia que mais se identificam! Mas, independente da sua escolha, o maior desejo que temos é que vocês se divirtam muito no grande dia e sejam felizes para sempre!"



Ficou alguma dúvida? Nos mande um e-mail. Será um prazer esclarece-las e te ajudar com essa escolha tão importante.


COMENTE! Sua opinião é muito importante para que possamos aprimorar nossos serviços.

______________________________________________________________________

Por Roberta Doni




Nossas Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/chocolattefotoarte

Instagram: https://www.instagram.com/chocolattefotoarte