14/08/2017 às 15:00 Fotografia de Casamento

Fotografia Documental de Casamentos

1237
5min de leitura

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE CASAMENTOS e

 A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DE FOTOS.

A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL  e o seu primo próximo FOTOJORNALISMO, são as formas mais difíceis de fotografia. Vou te contar porque é o mais difícil e também o motivo que escolhemos trabalhar com a FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE CASAMENTOS aqui na CHOCOLATTE FOTOARTE =)

Para entender melhor, vou falar rapidamente de outros modelos de fotografias mais utilizados atualmente:

TRADICIONALsão aquelas fotos de poses clássicas em que o fotógrafo dá várias dicas até conseguir a foto perfeita. O casal é posicionado, olham para a câmera, dizem "x" e aguardam o clique do profissional. (ex: corte e brinde na mesa de doces; noiva sendo retirada do carro pelo noivo e ambos olhando para a foto; fotos posadas após a cerimonia com pais, padrinhos e pajens; etc.)

MODERNA - ou também chamada de contemporâneas, são aquelas fotos com balões, caretas, tapando os olhos, etc. São fotos muito mais descontraídas do que as tradicionais, porém, fotos posadas, com a direção e instrução do profissional de fotografia.

ARTÍSTICA se assemelha muito à fotografia moderna, mas o que tem valor aqui é a criatividade do fotógrafo, além da iluminação (noivos se beijando e padrinhos fazendo cara de suspense; foto dos noivos com bolas de luzes por cima - que é chamado de dupla exposição; noivo jogando a noiva para trás para dar aquele beijo de cinema; noivo erguendo a noiva no colo e a noiva com os pés erguidos; casal de noivos abraçados e o véu da noiva jogado; etc).

DOCUMENTALo fotógrafo quase não interfere nos acontecimentos. As fotos acontecem de forma natural, sem pausas, sem poses, sem "x". Tudo acontece entre conversas dos convidados, durante a troca de olhares, o aperto de mão e até mesmo a lágrima que cai durante um silêncio. São momentos que o fotógrafo descobre no caminhar do evento, e para isso é importante estar bem atento a tudo que acontece durante a cerimonia e festa.

E é assim que somos! A Chocolatte Fotoarte tem dois loucos fotógrafos que arriscam tudo por momentos como eles são, sem a chance de errar ou de voltar a cena. 

Após a contratação do nosso serviço, quando a data do casamento está bem próxima, agendamos uma reunião final para entender cada detalhe, e conhecer todo o planejamento que o casal fez ao longo da organização do casamento. Colhemos todos os dados: quem são os pais e se estão vivos; quem são os avós; quem são os convidados mais importantes; horário; musicas; pajens e damas; dança; crença; estilo de vida; e por aí vai...

Extraímos o máximo de informações. 

Quando chega o dia do casamento, já nos tornamos amigos dos noivos. Conhecemos todos os detalhes e o casal confia no nosso trabalho, no nosso olhar, e relaxam totalmente, pois a fotografia não será motivo de preocupação ´para os noivos.

PÚBLICO ALVO - todo e qualquer tipo de casal, principalmente aqueles casais que não gostam de tirar fotos, querem curtir a festa do inicio ao fim,  mas querem os melhores registros de casamento.

OBJETIVO - o objetivo principal da FOTOGRAFIA DOCUMENTAL/ FOTOJORNALÍSTICA ou ainda FOTOGRAFIA ESPONTÂNEA, é captar os melhores abraços, os maiores sorrisos, as gargalhadas mais espontâneas, a lágrima de amor, o suspiro silencioso que ninguém viu. 

A fotografia documental retrata o olhar mais sincero que já se viu, o momento mais importante que muitas vezes, e posso garantir que por frações de segundos, a fotografia documental capta aquele momento único e o torna eterno.

Muito mais que fotos posadas, muito mais do que selfies profissionais, FOTOGRAFIA DOCUMENTAL é um estilo de vida! É herança! É o bem mais precioso para as futuras gerações, é mostrar daqui a 20, 30, 50 ou até mesmo 100 anos, como era a vida das pessoas naquela época.

PORQUE A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL É A FOTOGRAFIA MAIS DIFÍCIL PARA OS FOTÓGRAFOS?

R: o fotógrafo nunca sabe o que vai encontrar. 

Ao contrário das fotos tradicionais, modernas, autorais, onde o fotografo já tem um roteiro, ou uma sequência de fotos, na fotografia documental o fotógrafo precisa buscar a história, buscar a fotografia certa. Este profissional precisa ser muito observador e paciente, ele precisa encaixar a cena no momento certo e no clique certo. Ele tem que estar muito atento, concentrado e totalmente conectado com as pessoas durante o evento.

PORQUE ESCOLHEMOS TRABALHAR COM  A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL?

R: O Bruno e eu escolhemos trabalhar com a fotografia documental por entender que o natural é muito mais legal, é muito mais atrativo. A fotografia captada de forma natural e espontânea hipnotiza o expectador. Ela atrai olhares e pode fazer alguém olhar a imagem por horas e tentar entender tudo o que a foto transmite. Além desse estilo falar muito a nosso respeito, nós entendemos que o documental é muito mais confortável pois nem percebemos o fotógrafo ali.

E é sobre a FOTOGRAFIA DOCUMENTAL ou FOTOJORNALISMO, se preferir,  que vamos te apresentar agora!

Do making of até a lágrima de amor...

Tente sentir a emoção de uma FOTOGRAFIA DOCUMENTAL! 

Entenda a leveza que estas imagens passam e como você conseguirá se imaginar presente nelas, como se este fosse o SEU grande dia.

Veja aqueles momentos mais inusitados dos seus convidados...

Ou dos seus pajens e daminhas...

Ou até mesmo do noivo!

Pesquise, busque, peça indicações, decida com calma a fotografia que vocês, noivos, mais se identificam.

Lembre-se: todos os itens que compõe o seu casamento, tais como vestido e traje do noivo, flores e decorações, penteado e  maquiagem além de detalhes como lenços, doces, local etc, só serão revividas por fotografias. Invista com carinho!

"_Da mesma forma que vocês escolhem o estilo de roupa para usar, qual musica ouvir, profissão ou religião a seguir, vocês também precisam escolher e entender os estilos de fotografia que mais se identificam! Mas, independente da sua escolha, o maior desejo que temos é que vocês se divirtam muito no grande dia e sejam felizes para sempre!"

Ficou alguma dúvida? Nos mande um e-mail. Será um prazer esclarece-las e te ajudar com essa escolha tão importante.

COMENTE! Sua opinião é muito importante para que possamos aprimorar nossos serviços.

______________________________________________________________________

Por Roberta Doni

Nossas Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/chocolattefotoarte

Instagram: https://www.instagram.com/chocolattefotoarte

14 Ago 2017

Fotografia Documental de Casamentos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Alianças Bride Casamento Casamentos Chocolatte Fotoarte Fotógrado de Casamentos em São Paulo Fotografia Fotografia de Casamento Fotografia Documental Fotografia Documental de Casamentos Fotografia espontânea Fotógrafo de Casamentos Fotografo de Casamentos em São Bernardo do Campo Noiva Noivado Noivo Noivos

Quem viu também curtiu

09 de Fev de 2018

Como Organizar um Mini Wedding PERFEITO?

02 de Mai de 2018

O QUE EU SENTI AO CASAR | Por CAMILE MALAVASI

23 de Nov de 2017

Como escolher o Fotógrafo Perfeito para seu Casamento

Olá! Que ótimo receber você por aqui! Vamos conversar?
Logo do Whatsapp